top of page

Para homens livres e de bons costumes

MAÇONARIA

• Seu caráter secreto deveu-se a perseguições, a intolerância e a fala de liberdade demonstrada pelos regimes reinantes da época;

 

• Hoje, com os ventos democráticos, os Maçons preferem manter-se dentro de uma discreta situação, espalhando-se por todos os países do mundo;

 

• Sendo uma sociedade iniciática, seus membros são aceitos por convite expresso e integrados à irmandade universal, por uma cerimônia denominada iniciação;

 

• Ao receber instruções e ensinamentos, galga os graus da maçonaria e após um período de estudos chega ao grau máximo de Simbolismo, ou seja, o grau de Mestre Maçom. O Maçom tem por dever, em todas as circunstâncias ajudar, esclarecer e proteger seu irmão, mesmo com o perigo de sua vida; os maçons prestam efetivamente o juramento de dar socorro e assistência a um irmão. A maçonaria tem por dever estender a todos os membros da humanidade, os laços fraternais que unem os maçons sobre toda a superfície da terra. A solidariedade e a ajuda mútua sempre existiram em nossa Ordem.

A Maçonaria é uma sociedade discreta, na qual homens livres e de bons costumes, denominando-se mutuamente de irmãos, cultuam a Liberdade, a Fraternidade e a Igualdade entre os homens;

 

• Seus princípios são a Tolerância, a Filantropia e a Justiça;

 

Logotipo Grande Loja Maçônica Mundial, na página que fala sobre a Maçonaria

O Primeiro Passo 

APRENDIZ

O Aprendiz deve, acima de tudo, saber aprender. É o primeiro contato com o Simbolismo Maçônico. Aprende as funções de cada um no templo e sempre busca o desenvolvimento das virtudes e a eliminação dos vícios. Muitos maçons antigos afirmam que este é o mais importante de todos os graus.

Mãos a obra

COMPANHEIRO

A fase de Companheiro propicia ao maçom um excepcional conhecimento de símbolos, além de avanços ritualísticos e desenvolvimento do caráter.

Plenitude

MESTRE MAÇOM

É o chamado grau da plenitude maçônica. No âmbito do Simbolismo (Lojas Simbólicas) é o grau mais elevado que permite ocupar quaisquer cargos. O Mestre possui conhecimentos elevados da história e objetivos maçônicos.

GRAU 04 ATÉ 33°

GRAUS SUPERIORES

Depois de passar pelos três primeiros graus, alguns Maçons escolhem explorar mais fundo os ensinamentos da Maçonaria. Isso significa entrar nos graus superiores. Nestes graus, aprendem mais sobre os segredos e símbolos da Maçonaria, e como aplicá-los na vida. É como um caminho para se tornar um Maçom ainda melhor. São como líderes, usando o que aprenderam para fazer o bem em suas comunidades e no mundo. 

33.jpg
  • REQUISITOS
    Crer em Deus, acima de tudo. Ter uma ideia clara de virtude e do vício, adotando aquela e rejeitando este. Estar apto a aprender conhecimentos litúrgicos e filosóficos. Esperar encontrar na Loja pleiteada, homens livres, de bons costumes, capazes de realizar obras poderosas em benefício da Humanidade, da Pátria e da Família. Ter uma fonte de renda licita e se auto sustentar-se.
  • PRECISO RENUNCIAR À RELIGIÃO A QUAL PERTENÇO?
    Não, a Maçonaria não é uma religião. É uma sociedade que tem por objetivo unir os homens entre si. União recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo. E nesse seu esforço de união dos homens, admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção.
  • A MAÇONARIA É TOLERANTE?
    A Maçonaria é eminentemente tolerante e exige dos seus membros a mais ampla tolerância. Respeita as opiniões políticas e crenças religiosas de todos os homens, reconhecendo que todas as religiões e ideais políticos são igualmente respeitáveis e rechaça toda pretensão de outorgar situações de privilégio a qualquer uma delas em particular.
  • O QUE SE EXIGE DOS MAÇONS?
    Em princípio, tudo aquilo que se exige ao ingresso em qualquer outra instituição: respeito aos seus estatutos, regulamentos e acatamento às resoluções da maioria, tomadas de acordo com os princípios que as regem; amor à Pátria; respeito aos governos legalmente constituídos; acatamento às leis do país em que viva, etc. E em particular: a guarda do sigilo dos rituais maçônicos; conduta correta e digna dentro e fora da Maçonaria; a dedicação de parte do seu tempo para assistir às reuniões maçônicas; a prática da moral, da igualdade e da solidariedade humana e da justiça em toda a sua plenitude. Ademais, se proíbe terminantemente dentro da instituição, as discussões políticas e religiosas, porque prefere uma ampla base de entendimento entre os homens afim de evitar que sejam divididos por pequenas questões da vida civil.
  • O QUE É UM TEMPLO MAÇÔNICO?
    É um lugar onde se reúnem os maçons periodicamente para praticar as cerimônias ritualísticas que lhes são permitidas, em um ambiente fraternal e propício para concentrar sua atenção e esforços para melhorar seu caráter, sua vida espiritual e desenvolver seu sentimento de responsabilidade, fazendo-lhes meditar tranquilamente sobre a missão do homem na vida, recordando-lhes constantemente os valores eternos cujo cultivo lhes possibilitará acercar-se da verdade.
  • O QUE É A GLMM
    A família GLMM nasceu de um anseio de resgatar a verdadeira Maçonaria Operativa, nos moldes de sua essência, onde se fez observar a seriedade da inteligência que o G.A.D.U. nos concedeu, em meados do ano de 2014, maçons livres e de bons costumes se decidiram a fundar esta, Respeitável Potência Maçônica a GRANDE LOJA MAÇONICA MUNDIAL – GLMM, tendo como seu grande idealizador e além de seu tempo o Ir. José Carlos Cruz (in memoriam) onde foi aclamado como o nosso 1º Soberano Grão Mestre desta conceituada potência maçônica.
  • OS PRINCÍPIOS E A MORAL MAÇÔNICA
    A liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, já que somos todos filhos do mesmo CRIADOR e, portanto, humanos e como consequência, a fraternidade entre todas as nações.
  • COMO INGRESSAR NA MAÇONARIA
    O ingresso na Maçonaria é feito através de convite por outro maçom. Esse convite é pessoal! Para a Maçonaria Regular e especialmente no Brasil, não há existe convite feito pela internet, e-mail ou grupos de mensagens! Quando convidado o processo de admissão, segue diretrizes e leis universais! Você pode manifestar interesse preenchendo nosso formulário, para que um mestre maçom possa te conhecer, para isto, preencha o nosso formulário clicando no botão abaixo.
  • COMO SE CANDIDATAR
    A Maçonaria tradicional também está se modernizando, criando formas mais eficazes no intuito de socializar o uso da informação e do saber, estabelecendo processos mais ágeis de indicação. O candidato deverá cumprir as mesmas exigências que em qualquer outra modalidade. Existem três formas para você se tornar um Maçom: Por Indicação direta de um Maçom membro da Loja Por convite oficial da Loja Por solicitação direta do Candidato
bottom of page